Sobre Manchester

Lema: "Concilio Et Labore." ("Pela sabedoria e pelo esforço." em latim.)

Manchester é uma das maiores cidades do Reino Unido, localizada a Noroeste da Inglaterra. A Grande Manchester, o condado cerimonial onde a cidade fica, tem cerca de 2,25 milhões de habitantes.
A cidade de Manchester possui cerca de 503 mil habitantes.
É também a terceira cidade mais visitada de todo Reino Unido, depois de Londres e Edimburgo. No QS Ranking, a cidade está em 30ª como melhor cidade do mundo para se estudar.

Centro industrial e econômico, sede administrativa de várias companhias tanto no centro como no Parque Industrial, tem uma extensão de 115,65km², sendo a terceira maior área urbana de todo o Reino Unido, Manchester se originou de uma comunidade céltica e foi batizada de Mancunium (forte estabelecido em 79dC) pelos romanos, o que fez com que os habitantes de Manchester fossem chamados, até hoje de Mancunians (ou, coloquialmente, Mancs).

Em 1789, foi aplicada a máquina a vapor à indústria têxtil pela primeira vez, fato este que impulsionou a Revolução Industrial, e foi responsável pelo crescimento repentino da cidade, em população e urbanização. A primeira linha férrea de passageiros também foi construída pela primeira vez em Manchester, ligando a cidade a Liverpool.
No começo do século 19, Manchester foi transformada de um município sub-desenvolvido e rural para uma grande cidade fabril e de vila, passou a ganhar status de cidade em 1853. Em 1877, A Manchester Town Hall (Prefeitura) foi contrustída e em 1894, o Manchester Ship Canal (Canal para Navios) foi aberto, criando o Porto de Manchester.

Vista aérea do centro da Cidade de Manchester à noite.

O clima em Manchester é fresco, com máximos no verão chegando a quase 20ºC e, no inverno, próximo a 1ºC, em média. Mas já houve recorde de -13ºC a 30ºC!


Telão da BBC passando um jogo da
Copa do Mundo FIFA na Exchange
Square, em Manchester.
Quando falamos de Manchester, duas grandes vertentes culturais veem à mente: o futebol, e a música.
Na música, Manchester se destaca por ser berço de sucessos mundiais como Oasis, New Order, The Smiths, lançando ao mundo novos e grandes movimentos musicais.

No futebol, há dois clubes mundialmente conhecidos da Premier League, o Manchester United (um dos maiores de toda a Europa) e o Manchester City (menos famoso) e grandes rivais.
Além disso, a cidade é conhecida pela arquitetura, cultura, contribuição científica e para a Engenharia, museus e galerias, transporte impecável de trens e ônibus. Foi lá que os cientistas conseguiram dividir um átomo para descobrir sua composição, e onde desenvolveram o primeiro programa armazenado de computador.

City of Manchester Stadium.

Outra característica marcante da cidade são as Universidades. Das duas, a principal é a The University of Manchester, participante do programa Ciência sem Fronteiras, percursora de cursos de MBA no Reino Unido, uma universidade centenário cuja fundação data do século 19, e inaugurada em 2004 depois da fusão de outros dois institutos de renome no país. A outra universidade com sede em Manchester é a Manchester Metropolitan University, cuja fusão foi em 1970, surgiu como Faculdade, obtendo título de Universidade em 1992.

Como toda cidade turística do Reino Unido, Manchester tem um site, chamado de Visit Manchester - The official tourism website for Greater Manchester, cujo acesso é indispensável a qualquer pessoa que vai visitar Manchester e quer conhecer um pouco mais da cidade antes de chegar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...