sábado, 18 de maio de 2013

Mudança de "planos"

Woow, muita coisa aconteceu desde que recebi a offer da Edge Hill University.

Pra começar, eu num período curto de tempo aconteceram duas grandes coisas, a primeira, FUI ACEITO NO CNPq E MINHA CANDIDATURA FOI HOMOLOGADA! o que significa que o processo seletivo acabou e, a partir do momento que assinar digitalmente a carta de aceite, eu serei um bolsista do Ciência sem fronteira!

Outra grande coisa que ocorreu, em 24 de abril (GRANDE PRESENTE DE ANIVERSÁRIO), foi que eu recebi uma outra offer, desse jeito:
Dear Luiz Valério Neto

We are delighted to attach your offer for study in the UK on the Science Without Borders scholarship scheme.Unfortunately we were unable to place you at your chosen university, however we been able to secure you a place at an alternative university.This is the only offer that you will receive; no other offers for the UK SWB scheme will be made.

Please read the attached letter and respond to us within 48hours. 

With best wishes 
UK SWB

Cuja tradução seria assim:
Querido Luiz Valério Neto
Estamos muito felizes em anexar sua oferta para estudar no RU com bolsa pelo Ciência sem Fronteiras. Infelizmente nós não fomos capazes de alocar você em uma das suas universidades escolhidas, contudo conseguimos te garantir uma vaga em uma universidade alternativa. Está é a única oferta que você receberá; nenhuma outra oferta para o âmbito do CsF RU será feita.
Por favor, leita a carta em anexado e nos responda dentro das próximas 48 horas.
Com nossos melhores votos
 CsF RU
Apesar de não ser a única offer que eu recebi, eles me informaram isso. Liguei lá para esclarecer e saber se não era um erro, pois eu já havia recebido uma oferta e já tinha aceito.
E, em anexo:
Dear Luiz Valério Neto

We are delighted to inform you that you have been offered a place to study Computer Science (G400 ) at The University of Manchester (M20) as part of the Science without Borders programme in the UK (SwB UK).

To accept your place you must return this form by 26 April 2013 by email to sciencewithoutborders@international.ac.uk. Please note that this is the only offer you will receive and if you do not accept this offer then no other offer will be sent to you.
 [...]

Cuja tradução livre seria:
Prezado Luiz Valério Neto 
Estamos muito felizes em informá-lo que você tem uma vaga para estudar Ciência da Computação (G400) na Universidade de Manchester (M20) como parte do programa Ciência sem Fronteiras no Reino Unido (CsF RU). 
Para aceitar a sua vaga, você deve retornar este formulário até 26 de abril de 2013 por e-mail para sciencewithoutborders@international.ac.uk. Por favor, nota que esta é a única oferta que você receberá e se não aceitá-la, então nenhuma outra oferta lhe será enviada. 
[...]

Aceitei sem nem pensar duas vezes, pois Manchester é simplesmente uma das melhores universidades do mundo e receber uma offer dela, sem eu nem ter aplicado, significou pra mim uma chance imensa de finalmente conseguir a experiência que eu procurava para enriquecer o currículo!
Mas eu parei e pensei, COMO ASSIM eu recebi uma segunda oferta, quando ninguém no grupo do facebook que estivesse satisfeito, tivesse aceitado e não tivesse contatado o UUK a respeito da possibilidade de troca, tinha recebido. Só agradeci porque a melhora foi exponencial e aceitei minha nova offer!

Mas aí, com isso, outras confusões vieram...
No sistema da Plataforma Lattes, ou Carlos Chagas, ou simplesmente Efomento, uma área restrita aos candidatos que você pode acompanhar os passos da seleção aqui no Brasil, tinha sido atualizado o curso que eu faria lá com o nome da outra faculdade. Até aí, tudo bem, até porque não é uma informação relevante pra implementar a bolsa ou me permitir / impedir de ir.
Mas logo depois que você é aceito, e espera o parceiro do Reino Unido comunicar ao CNPq que você aceitou uma offer e tem uma vaga garantida em uma universidade britânica, o sistema brasileiro gera um formulário chamado Formulário de Dados Complementares, que você deve preencher para que eles saibam todas as informações sobre contatos de emergência no Brasil, endereço de entrega do cartão do bolsista, conta bancária para depósito, e também para confirmar se eles têm as informações corretas sobre sua vida no Reino Unido, como a universidade, as datas de atividades, o curso, etc.

Mas constava no sistema a Edge Hill University ainda, e uma mensagem abaixo falando que se houvesse divergência de informações, não era para preencher o formulário, e sim entrar em contato com o atendimento do CNPq.

Àquele atendimento IMPECÁVEL SÓ QUE NÃO do CNPq, eu perguntei se eles poderiam alterar para mim o meu sistema para a offer atualizada para que eu pudesse preencher e submeter o formulário, e que o parceiro britânico já estava ciente disso e poderia me confirmar o aceite e a mudança, já que eu já tinha contatado o parceiro (UUK) sobre isso e eles me informaram, por telefone mesmo, que se eu aceitasse a nova offer, a anterior automaticamente mudava e eles atualizariam.
A resposta delas era um trecho do edital colado no corpo do email que dizia que quem era responsável por alocar você na universidade era o CNPq (eles mesmos), a CAPES e o UUK (parceiro do Reino Unido).

"Tá. E daí? Foda-se. Eu sei disso, por isso mesmo contatei vocês" foi minha resposta mental.
Liguei em Brasília, pentelhei os caras até eles tomarem conhecimento. Enviei uns mil spam emails informando e logo atualizou e eu pude preencher.

A carta de Benefícios saiu, que eu devo levar para o visto, o sistema está atualizado e eu já me cadastrei como aluno em Manchester, já apliquei para o alojamento (accommodation), já recebi vários documentos vindos direto de Manchester na minha cada, com guias sobre a cidade / universidade / chegada lá, e informativos sobre alojamentos, o curso que farei lá, meus dados, etc, e só estou  esperando junho chegar, com a documentação de Manchester para tirar o visto!

Minhas atividades começam em 13 de setembro de 2013 e vão até final de agosto de 2014!

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...